Nos dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro aconteceu o III Encontro Regional de Ensino de Biologia – Norte na cidade de Macapá, no estado do Amapá. Sediados na Universidade do Estado do Amapá (UEAP) o encontro leve e descontraído contou com mesas redondas e discussões acerca de temáticas envolvendo a vida, a ancestralidade amazônida e o contexto da região norte no que se refere as práticas educativas, as políticas de resistência e ao papel do ensino de Biologia nesse cenário. Além disso ocorreram 3 momentos de apresentações de trabalho nas modalidades de pôster, comunicação oral e exposição de material didático onde foram socializados mais de 50 trabalhos acadêmicos produzidos na Amazônia e em estados vizinhos.

Ao longo do evento também aconteceram espaços culturais com apresentações de cantores da terra e grupos de dança que puderam apresentar aos encontristas um pedaço da cultura amapaense e da região tucuju. Concluindo esse encontro, que contou com mais de 150 participantes, a sensação é de reconexão com a terra, de renovação de forças para continuarmos lutando por um ensino de Biologia que esteja realmente interessado nas questões que envolvem a vida, os povos dos rios e das florestas e a Amazônia que se vive cotidianamente em nossos fazeres docentes.

Desde já a diretoria regional agradece a todos pela participação e confiança em nosso trabalho, além de deixar registrado o convite para participarem do IV EREBIO que será sediado em 2025 na cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Contamos com todos na próxima edição para continuarmos nossas discussões sobre ensino de Biologia na região norte e para firmarmos cada vez mais laços frutíferos em prol da educação e dos saberes amazônicos atuais e ancestrais.

Nos vemos no IV EREBIO 2025

Veja alguns momentos marcantes de nosso evento.